Oitenta pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Pedro Régis, nesta terça-feira, 29. Em pleno feriado a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o momento de imunização, que teve gente chegando até a cavalo pra ficar protegido.
Seu José Leonardo, de 52 anos, morador do Sítio Carnaúba, comunidade rural a 4 km da cidade, foi um dos primeiros a chegar. “Eu estou feliz agora”, destacou o idoso. Ele perdeu o mutirão de vacinação realizado na UBS próximo a sua casa, e não quis perder a oportunidade dessa vez.
A prefeita Michele Ribeiro esteve no local. “A vacina é nossa única esperança, mas precisamos permanecer nos cuidando”, disse aos presentes.
Pedro Régis segue com a vacinação de pessoas acima de 40 anos de idade e elas podem se dirigir a UBS Severina Fernandes para se vacinar. Com 5.765 habitantes, segundo o IBGE, o município já vacinou quase 45% da população. Entre primeira e segunda dose, foram 2.539 pessoas, conforme o último boletim divulgado pela SMS, nessa segunda-feira, 28.
A intensificação das ações de enfrentamento ao novo Coronavírus como a sanitização dos espaços, os mutirões de vacinação e a testagem em massa da população, resultaram em queda no número de casos confirmados e evolução do município para classificação de bandeira amarela na nova avaliação da Secretaria Estadual da Saúde. Embora as notícias sejam positivas, não há razões para descuido. “A pandemia não acabou, precisamos nos manter vigilantes. Mesmo vacinados, pedimos para que todos continuem usando máscara, mantendo o distanciamento social, lavando as mãos constantemente, ou fazendo uso do álcool em gel. Todo cuidado ainda é pouco”, alertou a secretária da Saúde, Creuza Oliveira.