Em discurso na tribuna do Senado nesta quarta-feira (21), o senador André Amaral (União-PB) prestou homenagem ao ministro Herman Benjamin, que tomará posse como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no próximo dia 22, tendo como vice o ministro Luis Felipe Salomão, atual corregedor nacional de Justiça.
Em seu pronunciamento no plenário, o senador Amaral fez questão de discorrer sobre o currículo “irretocável” do magistrado.
“Um dos maiores nomes da magistratura nacional, Herman honra a Paraíba com uma trajetória acadêmica excepcional e uma esmerada carreira profissional. Por isso, é impossível ser paraibano e não se orgulhar desse filho de Catolé do Rocha (PB), que assume a cadeira máxima do STJ com sapiência reconhecida por todo meio jurídico”, salientou Amaral, complementando que o conterrâneo é praticamente uma unanimidade como jurista, sem deixar de valorizar suas raízes nordestinas.
“Herman é conferencista e autor de diversos livros, ensaios e artigos jurídicos, dono de uma carreira jurídica de mais de 24 anos no Ministério Público de São Paulo, tem atividades de docência no Brasil e no exterior, mas nunca deixou de valorizar suas raízes nordestinas”.
De acordo com o parlamentar, o ministro Herman é um dos poucos juristas brasileiros que tem larga experiência com a atividade legislativa, uma qualidade que pôde ser comprovada em 1990, quando participou ativamente da comissão de juristas que redigiu o Código de Defesa do Consumidor, uma de suas especialidades e em 1998, quando foi relator da comissão de juristas responsável pelo projeto da Lei de Crimes Ambientais.
“A Paraíba reconhece esse filho ilustre e tem certeza de que com esse saber jurídico invejável, ele será sempre inspiração para todos nós. Não tenho dúvida de que, depois de 18 anos de STJ, o ministro Herman deixará seu brilhantismo refletido na história da Corte”, finalizou.
Assessoria