Estudantes do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Rotary de Nova Descoberta, localizada na periferia do Recife, tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nessa segunda-feira (24). A iniciativa, liderada pelo professor de História da instituição, Álef Mendes, buscou proporcionar aos jovens um contato mais próximo com o ambiente acadêmico e possíveis áreas de atuação profissional.
A visita foi realizada dentro de um projeto da escola que visa conectar os alunos à universidade pública e expandir suas perspectivas sobre cursos e carreiras. Acompanhados pelo professor Álef Mendes e pelo diretor da escola, Edgar Carvalho, os estudantes participaram de uma formação sobre o manuseio de documentos históricos, realizada nas instalações do Laboratório de Pesquisa Histórica (LAPEH) da UFPE.
Durante as atividades, os alunos receberam uma introdução teórica universitária sobre o estudo e a manipulação de documentos, seguida de uma experiência prática no manuseio de registros históricos. A formação abordou conceitos essenciais das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, História, Museologia e Ciências da Informação, ampliando o leque de possibilidades profissionais para os participantes.
Em contato com o Blog Chico Soares, o professor Álef Mendes destacou a importância da experiência para os estudantes da escola pública.
“Essa visita representa um passo muito importante para os nossos alunos, pois aproxima a educação básica do ambiente universitário e mostra que a universidade pública é um espaço acessível a todos. Nosso objetivo é que eles se sintam parte desse universo e enxerguem caminhos profissionais antes desconhecidos. Trabalhar com documentos históricos também reforça a importância da preservação da memória e do conhecimento para a sociedade.”, disse Áfel Mendes.
Blogchicosoares.com