“Zé Maranhão garantiu a Naia”: Participar de audiência com ministros das Cidades e Planejamento, em Brasília

Em entrevista concedida ao repórter Napoleão Soares, Maranhão afirma que estará sempre a disposição do povo da Paraíba. Foto: Michel Dornelas

O senador José Maranhão (PMDB), nesta sexta-feira (22), foi recebido por centenas de moradores de Rio Tinto em clima de festa, teve até queima de fogos em frente à Orion.  Maranhão participou de uma reunião ao lado do prefeito Fernando Naia (PSB), presidente da Associação dos Moradores, José Antônio (Zé do Caixão), cacique geral dos índios Potiguaras e vereador, Sandro Gomes, além de outras importantes lideranças.

“Eu estou aqui para trazer solidariedade ao povo, principalmente àqueles que estão sendo ameaçados de despejos, por uma empresa estrangeira que adquiriu o direito de propriedade das casas onde quase todas as famílias residem há várias décadas. A população de Rio Tinto merece nosso apoio, não tenho dúvidas, a luta não será fácil”, declarou Maranhão.

É preciso estar juntos, a União, Estado e o Município tem que ter obrigação com esse povo, ajudando numa solução consensual e que as pessoas que mostram uma boa vontade, alguns até renunciando a direitos sobre a propriedade dessas casas se dispondo a pagá-las de novo. Entendo que a proposta mais viável para todos, seria um financiamento em longo prazo, o que facilitaria aos moradores a adquirir suas casas.

O povo de Rio Tinto pode contar com o meu apoio. Estarei ao lado do senador Raimundo Lira, vou convidar o senador Cássio Cunha Lima para participar da audiência com os ministros das Cidades e do Planejamento. Para Maranhão, seria importante a participação dos deputados federais nas respectivas audiências.  O problema das casas não é político, é causa social, dai a razão de estamos juntos em defesa dos moradores da cidade.

Em sua fala, o prefeito Fernando Naia elogiou a história política do senador José Maranhão, chamando-o de honesto, diferente de outros que estão envolvidos na Laja Jato e outros escândalos de corrupção. O senador José Maranhão também teceu elogios ao prefeito Fernando Naia, um homem corajoso que está em defesa da população de Rio Tinto.

O cacique geral dos índios potiguaras e vereador do município, Sandro Gomes, proferiu um discurso de críticas contundentes à classe política, principalmente aos senhores senadores de deputados federais. O líder indígena pediu apoio a Maranhão na luta das casas dos moradores de Rio Tinto.

“O prefeito Fernando Naia avaliou a reunião como positiva com a participação do senador José Maranhão. O socialista disse que estará ao lado dos moradores da cidade em qualquer situação, doa em quem doer”.

“Tido como polêmico, o líder comunitário e presidente da associação, José Antônio fez uma avaliação da reunião como positiva. Eu estou confiante que a bancada federal da Paraíba estará unida para os moradores se libertarem do inquilinato e das pressões de quem quer que seja”.

“O advogado Ariano Filho, disse que a “Família Fernandes” desde a década de 40, esteve ao lado dos mais humildes, sempre lutou pela liberdade do povo de Rio Tinto, agora, não será diferente, as casas pertencem aos moradores e não a Companhia de Tecidos Rio Tinto, disse”.

 

Por Chico Soares

Comentários