Tia Léa: uma cabo eleitoral de “peso”

Imagem que demonstra o carisma e popularidade de Léa Toscano.

Visitando ontem a cidade de Guarabira e como sempre faço por onde passo, já que é peculiar da minha natureza, entrava nas lojas, conversava com a população local, visitei as tradicionais padarias e não poderia deixar de falar de uma das maiores paixões da minha vida, que é a política. Senti um município pujante, desenvolvido e ao perguntar aos populares sobre a administração atual, percebi uma aceitação tremenda do atual gestor, o engenheiro Zenóbio Toscano (PSDB), que para muitos é uma homem pouco popular, durão e já para outros é um gestor de mão-cheia.

Toscano é um político veterano, conhece esse estado como ninguém, ocupou diversos cargos e sempre é decisivo nas eleições da Rainha do Brejo. Afinal, qual segredo de tanto sucesso nas urnas e nas administrações? todos sabem que Guarabira é politizada, polarizada, tem eleições acirradas e os cabos eleitorais são fundamentais em qualquer disputa, por isso, nossa reportagem foi pesquisar e descobriu que por trás de todos esses êxitos do decano Zenóbio, está sua esposa, a popular e carismática, Léa, popularmente conhecida pelos Guarabirenses como Tia Léa. Maria Hailéa Araújo Toscano, iniciou sua carreira política como primeira-dama, entre os anos de 1983 e 1988, quando o esposo era prefeito de Guarabira. Já naquela época coordenava diversas ações no campo social. Depois foi prefeita por duas vezes e deputada estadual com a maior votação até hoje.

De acordo com os bastidores da política da terra do santuário de Frei Damião, Léa está sempre na linha de frente das campanhas do marido e da filha Camila Toscano (deputada estadual), sem dúvida nenhuma faz toda diferença e definitivamente é uma cabo eleitoral de “peso”.

Por Napoleão Soares – Blog Chico Soares

 



Comentários