Rodrigo Maia chega quinta-feira à Paraíba como pré-candidato ao Planalto

O deputado federal Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal e pré-candidato do Democratas (DEM) a presidente da República, agendou visita à Paraíba para quinta-feira próxima em pré-campanha à sucessão do presidente Michel Temer (MDB). Com avô paterno natural de Catolé do Rocha, na microrregião 89, na Paraíba, Rodrigo visitará aquela cidade, bem como São Bento e João Pessoa, na companhia do deputado federal Efraim Filho. Os detalhes da visita ainda estão sendo planejados, conforme Efraim Filho.

Aliado histórico do PSDB, o DEM, ex-PFL, não apresenta candidato próprio na corrida pelo Palácio do Planalto desde as eleições de 1989, quando Aureliano Chaves, político por Minas Gerais e ex-vice-presidente do general João Baptista Figueiredo, concorreu sem lograr maior êxito. Em 2007, a sigla resolveu mudar de nome e passou a se chamar Democratas. Mas perdeu espaços na conjuntura partidária brasileira, com migrações de filiados para outros partidos e redução de bancadas em Casas Legislativas. Na Paraíba, o Democratas mantém uma aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho, que demonstra simpatia pela candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que está sub-judice devido a condenações impostas pela Justiça, em Curitiba e em Porto Alegre.

O candidato lançado pelo PSB ao governo da Paraíba é o secretário de Recursos Hídricos e Infraestrutura, João Azevedo, mas o Democratas não vai abrir mão de integrar a chapa majoritária, segundo antecipou o deputado Efraim Filho. O partido é presidido no Estado pelo ex-senador Efraim Morais, que foi primeiro-secretário do Senado e que, na condição de presidente em exercício da Câmara dos Deputados, deu posse a Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, numa das investiduras deste no Palácio do Planalto. Morais estava sucedendo, na ocasião, a Aécio Neves, do PSDB por Minas Gerais, que renunciara à presidência da Câmara para assumir o governo daquele Estado.

O deputado Efraim Filho ressaltou que o papel de coadjuvante exercido pelo Democratas no cenário político nacional e estadual está esgotado e que o partido quer retomar as bandeiras de luta e voltar a ser uma força ativa no cenário. Para ele, o deputado Rodrigo Maia tem se comportado com eficiência na presidência da Câmara dos Deputados. E, na condição de pré-candidato a presidente da República, tem propostas novas, diferenciadas, para apresentar à sociedade brasileira e debater com os diversos setores. A questão da Segurança Pública é prioritária na plataforma de Rodrigo, a partir de episódios como a intervenção militar decretada no Rio de Janeiro.

Os Guedes



Comentários