Rio Tinto atinge 100% da cobertura vacinal para crianças de até 2 anos

Rio Tinto foi o único município do Vale do Mamanguape, a atingir em 100% a cobertura vacinal das crianças de até 2 anos.

Rio Tinto foi o único município do Vale do Mamanguape, a atingir em 100% a cobertura vacinal dos cartões das crianças abaixo de 2 anos.

O município de Rio Tinto atingiu em 100% a cobertura vacinal das crianças de 0 à 2 anos, nas campanhas de vacinação para a Pentavalente, Pneumocócica 10 – valente, Poliomielite e Tríplice viral. Os dados referentes ao ano de 2017 foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizados pelo Sistema de Informações de Programa Nacional de Imunização (SIPNI).

Apesar dos números de excelência, como considera a coordenadora de vigilância em saúde do município, Gisele Aversari, o setor seguirá vigilante e com busca ativa pelos cartões de vacinações, para que o público alvo mantenha-se vacinados.

“O saldo do ano de 2017 no município de Rio Tinto é bastante positivo. Fechamos o ano com todas as vacinas de menores de 2 anos com saldo de 100%. É um trabalho árduo, mas, é um trabalho necessário que deve ser feito”, considerou Gisele.

Ela lembrou que a cidade conta com nove postos de saúde, e orienta os pais e responsáveis pela necessidade da atualização dos cartões de vacinação dessas crianças.

“Nas campanhas nós trabalhamos com postos volantes, mas, durante todo o ano, agente faz busca ativa. Por isso que agente consegue alcançar esses resultados tão positivo”, comemorou.

Gisele alertou para o fato de algumas doenças outrora, já erradicadas ou perto de serem erradicadas, estarem voltando. “Em nível da poliomielite, e do sarampo, a gente está vendo que infelizmente tivemos casos entrando pelas fronteiras do nosso País. É tanto que estamos prestes a ter uma nova campanha porque foram registrados casos em 2018”, lembrou.

As vacinas

Pentavalente: Com a vacina Pentavalente, a criança está imunizada contras as seguintes doenças: Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B.

Pneumocócica 10: Essa vacina protege as crianças de bactérias tipo pneumococo, que causam doenças graves como meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia.

Poliomielite: A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral.

Tríplice viral: Trata-se de vacina atenuada, contendo vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba. Contém também traços de proteína do ovo de galinha usado no processo de fabricação da vacina.

 Da redação com PB VALE



Comentários