Prêmio Congresso em Foco 2018 divulga lista definitiva de concorrentes; Lira mais uma vez ganha destaque

Conhecido entre os parlamentares como o “Oscar da política brasileira”, o Prêmio Congresso em Foco dá um grande passo com a divulgação da lista definitiva dos deputados e senadores aptos a serem votados. Ou seja, aqueles que exerceram mandato este ano por ao menos 60 dias e que não respondem a acusações criminais.

Em 2017, o parlamentar paraibano que mais conseguiu destaque na premiação foi o senador Raimundo Lira (PSD), que novamente teve seu nome apto à premiação. Lira foi considerado pelos juízes da premiação com o 5° melhor parlamentar do Brasil e teve o melhor desempenho no voto popular entre os parlamentares paraibanos.

Neste ano, além de Lira estão aptos a serem avaliados o senador José Maranhão e os deputados federais: André Amaral; Benjamim Maranhão; Damião Feliciano; Efraim Filho; Hugo Motta; Luis Couto; Marcondes Gadelha; Pedro Cunha Lima e Wellington Roberto.

Assim, foram excluídos da relação os congressistas denunciados pelo Ministério Público ou que sejam alvo de ações penais e inquéritos em andamento.

Pela primeira vez serão levados em conta, além dos procedimentos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), investigações remetidas pela mais alta corte do país a instâncias inferiores em razão do novo entendimento sobre o foro privilegiado.

De acordo com levantamento do Congresso em Foco, estão aptos para participar da disputa por prêmios 401 congressistas. São 42 senadores (pouco mais de 50% dos integrantes do Senado) e 359 deputados (70% dos membros da Câmara). Esses nomes foram apresentados em versão preliminar na última segunda-feira (18) e estiveram sob consulta na internet durante cinco dias. O período foi aberto para que parlamentares excluídos da versão preliminar pudessem apresentar contestações e solicitar sua inclusão na relação final alegando algum equívoco, o que não ocorreu.

Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em 13 de agosto.

 

Blog Os Guedes



Comentários