Prefeitura de Jacaraú realiza abertura da Campanha Outubro Rosa na UBS do Timbó

Na manhã de ontem (04), a Prefeitura de Jacaraú e a Secretaria de Saúde promoveram a abertura da Campanha Outubro Rosa. O evento foi realizado na UBS da comunidade do Timbó, Zona Rural do município e contou com a presença de secretários e diversos profissionais de saúde.

O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama, principalmente através da realização de exames que podem detectar precocemente o aparecimento da doença. De acordo com o secretário municipal de saúde, Hermano Cruz, através da campanha serão oferecidas mamografias, entre outros exames na cidade. Devem realizar esse exame as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Hermano lembra que o câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no mundo e que o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que, no Brasil, 58 mil novos casos deverão ter surgido ao final do período 2016/2017.

Na ocasião, o secretário de saúde relembrou da necessidade de atenção sobre a doença. “As mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e ao sinal de qualquer tipo de alteração. É claro que somente o autoexame não basta e não substitui o exame clínico realizado pelo médico ou a mamografia”.

 

Da Redação com informações da Assessoria

Comentários