Prefeitura de Curral de Cima vai distribuir 800 vacinas contra febre aftosa e raiva bovina a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (20), as vacinas para o combate a raiva bovina e a febre aftosa serão disponibilizadas para os produtores rurais do município de Curral de Cima. A Prefeitura vai distribuir 800 doses, sendo 400 contra aftosa e 400 contra raiva. A retirada será feita na sede local da Emater e só serão entregues mediante apresentação dos documentos de identidade e CPF do criador.

O secretário de Agricultura, Josivaldo Costa, explicou que houve uma mudança no quantitativo da vacina contra a aftosa disponibilizado. Antes o Ministério da Agricultura oferecia 5 ml do produto para cada animal e agora passou para 2ml. Já a vacina contra a raiva era 2ml e permanece com a mesma dose. “Muitos criadores ainda não estão informados dessa mudança é bom deixar claro que essa nova dose foi estabelecida pelo Ministério da Agricultura. Nós só repassamos  e cumprimos a determinação”, frisou.

Doenças – A Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus do qual existem 7 tipos, que produzem sinais clínicos similares.

A raiva bovina é uma encefalite aguda viral, que se caracteriza por um quadro neurológico grave, na maioria das vezes, fatal. Os transmissores da raiva bovina são os morcegos hematófagos que são portadores, reservatórios e transmissores do vírus da raiva. O vírus encontra-se na saliva do morcego infectado que, pela mordedura ou lambida em alguma ferida aparente do animal, transmite a raiva.

Assessoria de Imprensa



Comentários