Historiador lança hoje livro sobre trajetória política de José Lacerda

O historiador José Marconi Gomes Vieira lança, hoje à noite, na Academia Paraibana de Letras, o livro “José Lacerda Neto, um recordista de mandatos”, enfocando a trajetória do político de São José de Piranhas que se tornou deputado estadual em onze legislaturas, entre 1972 e 2006, além de ter sido vice-governador na chapa de Cássio Cunha Lima, vitoriosa em 2006, e secretário de Articulação Política do governo de Ricardo Coutinho até 2013. “É uma vida inteiramente dedicada à política”, explica o autor, salientando que realizou uma intensa pesquisa sobre os feitos do político que se manteve com tanta longevidade em mandatos em função dos serviços prestados aos mais carentes, na sua própria definição.

Pai da vereadora Raíssa Lacerda, que se elegeu em João Pessoa e deverá disputar mandato de deputada estadual este ano, José Lacerda chegou a entrar numa disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, mas não logrou êxito. Entretanto, ocupou cargos influentes na Mesa Diretora da Casa de Epitácio Pessoa e foi prefeito de sua terra natal, onde a família também criou tradição política. Ao todo, José Lacerda foi deputado estadual por 44 anos, o que o levou a pleitear inscrição no Guiness Book, o Livro dos Recordes. José Marconi declara que a história política de José Lacerda se confunde com a história política do Legislativo da Paraíba.

A obra também abre espaços para reconstituir a trajetória da família Lacerda, com ramificações espalhadas por Portugal e Espanha, seu surgimento até a vinda ao Brasil, traçando uma espécie de árvore genealógica do político José Lacerda Neto. O convite para Marconi dissertar em livro sobre a trajetória foi formulado em 2016, quando o historiador estava lançando uma biografia de Antônio Gomes Barbosa. O levantamento biográfico referente a Lacerda consumiu dois anos e recolheu muitos subsídios nos arquivos da Assembleia. José Marconi assume sua admiração por Lacerda. “Ele fez história na Paraíba como um político honesto, um homem que faz política por vocação, não por profissão, sempre ajudando aos mais pobres”. O interesse de Marconi é que o livro se torne fonte de consulta esclarecedora para estudantes, professores e pesquisadores em geral da vida política paraibana.

 

Blog Os Guedes



Comentários