Bomba em estrada atinge ônibus e deixa mortos no Afeganistão

Explosão deixou 28 mortos e 10 feridos; número de mortos pode aumentar.

Passageiros de ônibus feridos em explosão estão internados — Foto: Jalil Ahmad / Reuters (Foto: Reprodução)

Ao menos 28 passageiros – a maioria mulheres e crianças – foram mortos nesta quarta-feira (31) quando um ônibus passou sobre uma bomba colocada em uma estrada no oeste do Afeganistão, informaram fontes oficiais.

“O ônibus seguia pela autoestrada Kandahar-Herat quando foi atingido pela bomba dos talibãs. Ao menos 28 pessoas morreram e 10 ficaram feridas”, disse Muhibullah Muhib, porta-voz da província de Farah.

Outro porta-voz do governo local, Farooq Barakzai, advertiu que o número de mortos pode ser ainda maior, e que todas as vítimas eram civis.

Até o momento, os rebeldes talibãs não confirmaram sua responsabilidade no incidente.

Na véspera, um relatório das Nações Unidas advertiu que os civis continuam sendo mortos e feridos a um ritmo “inaceitável” no Afeganistão, apesar das negociações em curso para acabar com décadas de guerra.

Embora o número de vítimas nos primeiros seis meses de 2019 tenha reduzido em 27% em relação ao mesmo período de 2018, 1.366 civis foram mortos e 2.446 ficaram feridos, informou a Missão da ONU no Afeganistão (MANUA) em seu relatório semestral.

Um terço das vítimas são crianças (327 mortas e 880 feridas), principalmente devido a explosivos não detonados que manipulam sem estarem cientes dos riscos.

Por AFP



Comentários