As Mídias Digitais e o ambiente Político

midias-digitaisO uso das mídias digitais na política eleitoral vem ganhando uma dimensão cada vez maior no mundo inteiro e no Brasil vem de uma forma ou de outra, trazendo a população para a discussão sobre os rumos da política nacional. Um dos pioneiros do uso da internet ao seu favor na política foi o ex-presidente Americano Barack Obama em sua memorável Campanha em 2008 para a Presidência dos Estados Unidos da América e inscreveu-se na história das disputas Políticas como uma das mais bem sucedidas, em grande parte devido à utilização da Internet. Nos dias atuais, podemos citar o uso de hologramas na campanha Francesa, onde um dos candidatos de esquerda Jean-Luc Mélenchon conseguiu fazer comícios em vários lugares ao mesmo tempo através de uma nova tecnologia.

Fato é que depois da internet, a política nunca mais será a mesma. Em várias partes do mundo a exemplo do Egito e países arábes com a “Primevera Arábe” e no nosso Brasil com as manifestações de 15 de março de 2015, mostram como as redes sociais ajudaram os cidadãos a ganharem maior protagonismo e influência na política, indo às ruas para derrubarem ditadores ou políticos corruptos.

A internet trouxe uma reorganização de hábitos, mudanças de paradigmas e principalmente uma maior socialização entre as pessoas. Antes, o cidadão se via em distância inimaginável dos governantes ou aspirantes a cargos eletivos. De um lado o cidadão, com seu cotidiano e, em um universo longínquo, reinava o político, com regalias e um poder de decisão inquestionável. Hoje, a distância se encolhe e o cidadão acessa o Twitter, Facebook, whatsap e diversas outras redes socias, conseguindo vasculhar e se comunicar com diversos políticos, acompanhando suas rotinas, projetos e propostas.

2018 será o ano da web no marketing político do Brasil. Isso é uma realidade, principalmente no atual cenário que o país vive, a principal função da Internet nessas eleições vai ser a de estar a favor do eleitorado. As informações estarão 24h ao alcance de todos, num processo de construção ou desconstrução e muitos políticos terão que ficar de olhos abertos. A democracia agradece e muito. O futuro do Brasil também.

Por Napoleão Soares


napoleaosoares2Professor, pós-graduado em Ciências Ambientais e História do Brasil, Estudante de Comunicação e Marketing Político, atua na administração pública estadual e municipal. Já trabalhou no Exército Brasileiro como Oficial de Infantaria, Banco do Brasil, Assessor Político e atualmente é editor chefe do blogchicosoares.com

Contato: napoleaoangelo@yahoo.com.br

Comentários