Aparelho digital caseiro para medir a pressão é bom ou não?

Modernamente as pessoas têm utilizado aparelhos caseiros para medir a pressão arterial. No entanto é importante que o aparelho de pressão seja validado pelas sociedades brasileira de cardiologia e de hipertensão e aprovado pela ANVISA, ou seja haja a presença do selo. Existem alguns modelos de aparelhos no link http://www.sbh.org.br/medica/monitores.asp.

Para que haja a adequada utilização e bom aproveitamento das medidas da pressão arterial e que as mesmas sejam comparadas com as medidas utilizadas com o aparelho tradicional de medição da pressão arterial.

Algumas recomendações são importantes para aferir corretamente a pressão arterial é muito importante o indivíduo ficar sentado e calmo 5 minutos antes da medição, não tomar café, bebidas alcoólicas ou fumar 30 minutos antes, assim como não cruzar as pernas e evitar falar durante a medição.

Com uma correta aferição, os pacientes poderão fazer uso de um aparelho adequado, cujas medidas permitirão ao médico avaliar como anda o controle da sua pressão em casa, e otimizar o tratamento caso seja necessário

Fonte Sociedade Brasileira de Hipertensão

Por Dr. Valério Vasconcelos


DR VALERIO VASCONCELOS COLUNISTAIdealizador do Dia Estadual da Saúde do Coração Lei 8.636 de 18/08/2008. Professor de Cardiologia na Faculdade de Medicina Nova Esperança, João Pessoa – PB. Diretor do Centro de Referência em Atenção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CRAS/UFPB). Médico pesquisador do Centro de Biotecnologia da UFPB. Jornalista Registro Profissional 3.520.



Comentários