Água é vida: Vereador do PT de Itapororoca quer plebiscito sobre o abastecimento pela “Cagepa”

Parque da Nascença, local onde se localiza a fonte que abastece toda cidade. Foto: Napoleão Soares e Fábio Jales

Um fato inusitado na Paraíba, a cidade de Itapororoca, na região do vale do Mamanguape, desde a sua fundação na década de 60, a água é gratuita e vem por força da gravidade onde a população não paga nenhuma taxa.

Único parlamentar do PT, na história da Câmara Municipal, Altamir Meireles, está se organizando para mobilizar a população através de audiências públicas itinerantes nos bairros, para conscientização da importância do uso da água tratada. O petista também quer a participação dos outros representantes do legislativo, além da prefeita Elissandra Brito e seu vice, Walisson Dionísio, para a realização urgente de um “plebiscito”, para os moradores decidirem se aceita ou não, que o abastecimento seja feito pela Companhia de águas e Esgoto da Paraíba – CAGEPA.

Altamir revelou a imprensa, que foi feita uma análise da água em laboratório, que constatou a presença de mais de 78% de coliformes fecais – ou seja, a população está consumindo uma água de péssima qualidade.

O petista disse que no mês de maio, apresentou um projeto de lei criando uma autarquia para tratamento de água e esgoto, mas foi rejeitada pelo plenário da Casa. Ainda sobre o projeto, ele afirmou que a Prefeitura está planejando fazer a cessão do tratamento e distribuição para CAGEPA.

A sessão ordinária da próxima terça-feira (15), promete lotar a Casa de Rúbio Maia Coutinho, o petista Altamir Meireles vai apresentar um projeto para realização de um plebiscito e, está otimista que seja aprovado pelos pares. Ele também defende uma discussão com a população da zona urbana.

“O que nós temos como possibilidade é um referendo ou plebiscito. Podemos pensar nisso, acredito que seja a forma mais democrática de ouvir a população e as autoridades sobre o abastecimento”, declarou Meireles.

Por Chico Soares e Napoleão Soares

2 comentários em “Água é vida: Vereador do PT de Itapororoca quer plebiscito sobre o abastecimento pela “Cagepa””

  1. Senildo says:

    Plebiscito já! Só assim nós sabemos da opinião da população Itapororoquense. Votando (SIM) para uma qualidade de vida saudável ou (NÃO) para uma vida não saudável.

    1. Napoleão Soares
      Napoleão Soares says:

      concordo em gênero, número e grau.

Comentários